CENTRO SOCIAL
MIZAEL MONTENEGRO FILHO

Olinda / Brasil
 
   
 

Descrição do contexto do projeto

O Centro Social Mizael Montenegro Filho, fundado a 19 de outubro de 1962, é mantido pelas Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, Priorado de Olinda, Brasil.
A missão do Centro é ajudar o povo menos favorecido a pensar e aplicar de maneira participativa, alternativas sociopedagógicas que assistam e acompanhem crianças, adolescentes, idosos e familiares em geral. Diante das transformações da sociedade atual no contexto da cidade de Olinda - PE, o Centro se compromete com uma ação social marcada pela participação efetiva no exercício da cidadania, considerando que mais importante do que assistencialismo é se unir para procurar juntos meios para atender as necessidades imediatas: Moradia Saúde e Educação. Muitas das nossas crianças e adolescentes vivem em situação de risco, convivem diariamente com o tráfico e uso e drogas, consumo de bebida alcoólica, e furtos. Motivo este que levam muitos deles a terem algum membro da família na prisão.
O Projeto Conviver funciona no horário das 14h às 17h de segunda à sexta-feira), atende crianças (6 à 13 anos de idade - 71 crianças) e é sustentado através de DOAÇÕES das nossas próprias comunidades colaborando para o pagamento de (4) professores, (1) uma psicióloga (2) duas auxiliares de serviços gerais (2) vigias noturnos e (1) motorista e as obrigações sociais. Algumas pessoas da comunidade paroquial ajudam financeiramente para a manutenção do Prédio (pagamentos de contas de energia elétrica, água , telefone e outras despesas).
Diante da grande procura por vagas por partes dos pais e até mesmo das próprias crianças e adolescentes, este ano aumentamos o número das mesmas, passando de 65 em 2016 para71 neste ano de 2017, os que completaram 13 aos e que deveriam sair do projeto, achamos por bem mate-los, uma vez que no bairro não existe uma instituição que a eles se dedique. Estamos com uma lista de 35 crianças com idade de 6 a 11 anos inscritas, na esperança de que surja uma vaga. Infelizmente, a pesar do Centro dispor de uma área física grande com capacidade para atender até 200 crianças, distribuídas nos dois turnos, sentimo-nos impossibilitadas devido a nossa condição financeiras não nos permitir. Temos uma folha de pagamento de R$ 9.000,00 mil reais mensais, que é pago pela casa do priorado, as ajudas recebidas são insuficientes para atender todas as necessidades.
Diante dos desafios da atualidade e da crise econômica e política em que se encontra o Brasil, tem sido muito difícil manter o Projeto com um atendimento de qualidade de acordo com as necessidades das crianças e de suas famílias. Todos os serviços oferecidos no sentido de manter as crianças em atividades pedagógicas e acompanhadas por educadores é oferecido gratuitamente.
Neste momento a nossa maior necessidade é uma ajuda financeira para que possamos pagar aos funcionários, aumentar a carga horária de trabalho dos professores e consequentemente ampliar o projeto, aumentando o número das oficinas, e recebendo mais crianças, de acordo com as constantes solicitações e necessidades das mesmas.
Apresentamos aos senhores o PROJETO VIDA E CIDADANIA, no qual expomos nosso Objetivo, nossas Necessidades e a Previsão de Despesas, que justificam a solicitação de uma ajuda financeira para a manutenção e continuidade ampliação do Projeto Conviver.

OBJETIVO GERAL:
Continuar favorecendo as condições de assistência das crianças e dos adolescentes aumentar o número de vagas, atendendo crianças no período da manhã, atentendo as muitas solicitações atingindo mais famílias.

NECESSIDADES:
a) FALTA CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA MANTER OS PROFESSORES NOS DOIS TURNOS E AUMENTAR O NÚMERO DAS OFICINAS NO TURNO DA TARDE.

b) POUCAS OFICINAS PARA O NÚMERO GRANDE DE CRIANÇAS, OS GRUPOS TORNAM SE NUMEROSOS PARA A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS O QUE TORNA DIFICIL A REALIZAÇÃO DAS MESMAS.


SITUAÇÃO
Temos um espaço de acolhimento que também é usado para encontros e reuníões da Associação dos Surdos de Olinda e da Associação dos Alcoólatras Anônimos, duas vezes por semana cada uma. Um um salão para realização de eventos, onde também acontencem encontros de um grupo de Idosas e oficina de danças, uma vez por semana, respectivamente. Um jardim de infância com 71 crianças, mantido pelo colégio Imaculado Coração de Maria e uma creche mantida pela Prefeitura.

 

CENTRO SOCIAL MIZAEL MONTENEGRO FILHO
Rua Catarina Batista de Alencar, 791 Casa Caiada - Olinda - Pernambuco
CEP. 53130-020 Telefone (081) 30116403 C.G.C. 10.579.324/0016-66
Dirigido pelas Beneditinas Missionárias